UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina ARQ 5605 - URBANISMO E PAISAGISMO III
Professores Nelson Popini Vaz e Sonia Afonso
EXERCÍCIO I – TIPOLOGIAS MORFOLÓGICAS URBANAS
Objetivo: analisar a morfologia, as formas de parcelamento do solo e a legislação urbanística da área de estudo em confronto com os padrões de uso e as atividades observados nos seus espaços livres de edificação.
Na cidade escolhida para o estudo, deverá ser inicialmente definido um bairro para a intervenção projetual, cujos padrões de uso do solo expressem uma centralidade real ou potencial, procedendo-se à sua análise conforme os seguintes itens:
- Análise do contexto regional e urbano onde está inserido o bairro (inserção da cidade na rede urbana, posição do bairro na estrutura urbana, usos de solo existentes, sistema de circulações e de acesso ao bairro).
- Elaboração de uma Planta Base de um fragmento do bairro estudado, ou seja, de um trecho urbano de não menos que 12 hectares (120.000 m²), escolhendo-se uma escala (preferencialmente 1:2000). A planta base deve conter os dados básicos do meio físico (topografia, rios, vegetação) e do meio construído (cadastro viário e cadastro imobiliário).
- Identificação da estrutura morfológica básica do trecho urbano – através de esquemas gráficos que identifiquem o seu suporte físico natural, os padrões de parcelamento do solo, a volumetria das edificações e a tipologia dos espaços livres.
- Registro dos padrões de uso dos espaços livres públicos e privados do trecho com avaliação das condições de uso e carências.
- Registro do papel da vegetação na morfologia da paisagem local (se estrutural ou complementar).
- Localização dos principais problemas encontrados no trecho : os pontos de conflito dos usos e atividades, as condições de circulação e acesso, as relações das atividades locais com os sistemas de atividades da cidade;
- Mapeamento das hipóteses de projeto (contendo as propostas de intervenção no trecho), apresentando-se os possíveis resultados na forma de ideogramas (esquemas gráficos que detalham o partido adotado) acompanhados de texto explicativo.
As referências utilizadas na pesquisa deverão ser citadas ao final do exercício, juntamente com a bibliografia de apoio.
Formato da apresentação: gráfico e sintético, em pranchas A3, sem o apoio de material rígido. Entrega no início da aula quando será realizado o Painel I de avaliação conjunta dos trabalhos. Os trabalhos serão individuais ou em equipes de no máximo 3 pessoas.